Veja as novas regras definidas pela Ferj para o uso do VAR no Campeonato Carioca 2026

Campeonato Carioca Destaques Fluminense Futebol Mais Notícias

Em reunião realizada nesta sexta-feira (2) com representantes dos clubes cariocas, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) definiu algumas mudanças no uso do VAR para a edição de 2026 do Campeonato Carioca.

Entre as principais alterações está a proibição da exibição do VAR nos telões dos estádios antes da decisão final do árbitro e a proibição de qualquer debate sobre o lance pelo VAR assim que o árbitro chega à cabine de vídeo. Além disso, foi definida a divulgação pública dos lances polêmicos até 48 horas após os jogos.

A ideia da Federação é padronizar os critérios do sistema e permitir que o árbitro de vídeo intervenha somente em lances claros.

A adoção do “desafio de técnicos” também foi debatida na reunião. O recurso permitiria que treinadores solicitassem revisões específicas. A novidade já foi testada no Mundial Masculino Sub-20, e sua aplicação ainda está sendo estudada pela Ferj.

Tabela do Fluminense no Carioca 2026

O Campeonato Carioca de 2026 terá um formato diferente do aplicado nos últimos anos. Com cinco datas a menos, a competição foi dividida em dois grupos de seis equipes, que vão enfrentar os times da chave oposta na primeira fase.

O Fluminense está no Grupo A e enfrentará na primeira fase: Madureira, Boavista, Nova Iguaçu, Flamengo, Botafogo e Maricá. Os quatro primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final.

A previsão de duração do campeonato é de 21 de janeiro a 15 de março, encerrando com final em jogo único.

FOTO: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Sobre o autor