O Fluminense venceu o processo de concorrência pública para utilização do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), localizado na Penha, na Zona Norte do Rio. A partir desse acordo, que vem sendo firmado com a Marinha do Brasil, todo o departamento de Futebol Feminino do clube passará a operar nas dependências do complexo, que oferece infraestrutura esportiva de ponta.
A proposta do Fluminense se destacou nos quesitos técnicos e sociais durante o processo licitatório, que contou também com a participação de Vasco e Botafogo. A iniciativa representa um passo importante na consolidação do projeto do Futebol Feminino tricolor, proporcionando melhores condições de trabalho, treinamento e desenvolvimento de atletas e comissões técnicas.
O acordo também abre caminho para uma eventual parceria no futuro com foco nos Esportes Olímpicos, fortalecendo a presença do Fluminense em modalidades de alto rendimento e usufruindo de uma estrutura completa para o desenvolvimento de atletas das mais diversas modalidades.

O CEFAN é um centro de excelência esportiva, que oferece estrutura completa para o alto rendimento, contando com dois campos de futebol e um prédio que será exclusivo para as atividades do Fluminense. O espaço abrigará departamento médico, sala para comissão técnica, quatro vestiários, salas de rouparia, salas de reunião e refeitório próprio. As atletas também terão acesso à academia utilizada pelos atletas olímpicos de alto rendimento da Marinha e ao Laboce (Laboratório de Pesquisa em Ciências do Exercício e Perfomance).
Como contrapartida, o Fluminense vai arcar com os custos de manutenção e dará suporte à Marinha na realização de projetos sociais, reforçando o compromisso do clube com a responsabilidade social e o desenvolvimento humano através do esporte.
Entre as ações comunitárias previstas está a colaboração ao Programa Forças no Esporte (PROFESP) – que oferece atividades esportivas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na região – e o apoio ao Programa Paralímpico da Marinha (PARAPROLIM), além de visitas dos jovens atendidos ao Maracanã e ao Museu Fluminense FC, em Laranjeiras, entre outros eventos.
A parceria prevê ainda a possibilidade de o Fluminense apoiar a Marinha na construção de um time feminino para a disputa do Campeonato Mundial Militar. Além disso, os uniformes das equipes do Futebol Feminino tricolor – da base ao adulto – passarão a exibir a marca da Marinha do Brasil.

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
