Torcida do Fluminense reage, e Cano vive período mais crítico no clube

Campeonato Brasileiro Coluna

Germán Cano atravessa um momento inédito de questionamentos desde que chegou ao Fluminense. O atacante argentino foi alvo de algumas vaias, ainda que de forma parcial, ao ser substituído aos 15 minutos do segundo tempo na recente derrota por 2 a 0 diante do Vasco.

O camisa 14, considerado ídolo da torcida, nunca havia enfrentado tanta desconfiança, nem mesmo em fases ruins como a vivida em 2024. Os números reforçam o momento difícil do argentino, começando pelo desempenho recente.

Nos últimos cinco jogos disputados, Cano finalizou apenas seis vezes, sendo três delas no clássico contra o Botafogo. Nas quatro partidas mais recentes, foram só três chutes, nenhum gol marcado e diversas perdas de bola nas tentativas de atuar fora da área.

Em comparação, nesses mesmos cinco confrontos, o atacante errou 21 dos 57 passes tentados.

Historicamente, Cano nunca se destacou por jogar bem longe da área. Sua idolatria foi construída pela eficiência como finalizador. No entanto, com o rendimento coletivo em baixa e a queda na sua precisão nas finalizações, o jogador passou a ser cobrado também pelo que deixa de produzir em outras funções.

Mesmo com os 20 gols marcados na temporada, o centroavante balançou as redes apenas uma vez nos últimos 13 jogos. Sob o comando de Zubeldía, foi titular em quatro das seis partidas. Ficou fora da lista contra o Atlético-MG por controle de carga e começou no banco apenas diante do Mirassol.

O ídolo tricolor segue como artilheiro do Fluminense em 2025, com 20 gols — nove a mais que o vice-líder, Canobbio. Porém, apresenta sua pior média de finalizações certas desde que chegou ao clube: 0,9 por jogo, número inferior ao das temporadas anteriores (1,6 em 2023 e 1,7 em 2022).

Um bom desfecho de temporada para a equipe depende também da retomada do centroavante. Seu principal concorrente na posição é John Kennedy, que soma um gol e uma assistência em duas partidas como titular desde a chegada de Zubeldía.

O próximo compromisso será contra o Internacional, no sábado (27), às 17h30. O técnico argentino terá três dias de treino com o elenco completo — nesta quarta, quinta e sexta — para definir quem iniciará entre os titulares e ajustar o setor ofensivo do time.

Sobre o autor