Com apenas onze rodadas restantes no Campeonato Brasileiro, incluindo o jogo atrasado contra o Ceará, o Fluminense, atualmente na sétima colocação, precisa de uma campanha quase perfeita para garantir vaga direta na Libertadores de 2026. Com 41 pontos, o Tricolor precisa somar pelo menos 24 dos 33 pontos ainda em disputa para alcançar a marca de 65, número que costuma ser o corte para o G-4.
A reta final inclui confrontos diretos e clássicos decisivos. A partida desta segunda-feira (20), contra o Vasco, atualmente na nona colocação, pode ser um divisor de águas. Além disso, os próximos adversários do Fluminense, como Mirassol e Cruzeiro, também estão na briga na parte de cima da tabela.
O aproveitamento necessário para assegurar a vaga direta na Libertadores é de aproximadamente 72%. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a chance de o Tricolor alcançar o G-6 é de 38%, o que permitiria ao time comandado por Zubeldía se classificar para a pré-Libertadores.
O clube ainda pode garantir a classificação direta à competição continental caso conquiste a Copa do Brasil, cujas semifinais e finais serão disputadas em dezembro.
FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
