Após a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, neste domingo (28), pelo Brasileirão, Luis Zubeldía concedeu sua primeira coletiva pós-jogo como técnico do Fluminense e abordou alguns temas importantes sobre o futebol brasileiro, principalmente a questão do calendário com o grande número de partidas.
Um ponto muito enfatizado pelo antigo comandante do Tricolor, Renato Gaúcho, foi o fato de o Fluminense jogar a cada três dias, o que o obrigava a rodar bastante o time de um jogo para o outro.
Zubeldía afirmou que, apesar de estar ciente da extensão do calendário do futebol nacional, não pretende rodar tanto o time.
— No Brasil, há muitos jogos seguidos e os resultados se juntam. Em outros países são quatro ou cinco partidas em um mês, aqui temos sete partidas. Temos que pensar em focarmos e projetar o futuro, tem que haver um planejamento. Tratarei de usa a maior quantidade de jogadores, sem rodar tanto. Mas tem cansaço, lesão, cartão. Aí buscaremos opções — disse o argentino.
Zubeldía também falou sobre a utilização dos jogadores da base, que será feita aos poucos, incorporando-os gradualmente à equipe principal:
— Pouco a pouco. É claro que a longo prazo vai haver a incorporação de jogadores, também quando houver espaço nos treinamentos. Pretendo ir conhecer o lugar onde eles treinam e incorporá-los nas partidas daqui até o fim do ano, se houver possibilidade. Se não tiver, vamos preparando-os para o que está por vir. Sei que são parte importante de todas as equipes. Vou conhecê-los cada vez mais. Agora, estou prestando atenção ao grupo que tenho trabalhando comigo e, depois, vou ampliar a informação para ter um menu de opções, pensando também no próximo ano — afirmou.
Com a vitória, o Fluminense se manteve na oitava posição com 34 pontos, tendo dois jogos a menos. A próxima partida do Tricolor será contra o Sport, na Ilha do Retiro, na quarta-feira (1º), às 19h, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
FOTO: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.
