Renato Gaúcho revela motivo de ter acatado sugestão tática de Thiago Silva no Fluminense

Coluna Mundial de Clubes FIFA

O Fluminense está pronto para enfrentar o Al-Hilal nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A partida ocorrerá nesta sexta-feira, às 16h, no Camping World Stadium, em Orlando. Na entrevista coletiva antes do jogo, Renato comentou sobre o momento do segundo tempo contra a Inter de Milão, que se tornou um marco da liderança de Thiago Silva.

Durante o intervalo para hidratação, o defensor sugeriu uma alteração tática ao treinador, que analisou, discutiu com o time e aceitou, colocando Everaldo e Lima para conter os laterais adversários e deixando Arias, mais fatigado, como referência no ataque. Foi com essa formação que a equipe jogou os últimos 20 minutos e marcou o segundo gol.

– É importante para o treinador ter esse tipo de jogador ou mais de um. Troco bastante ideia com meu grupo e dou essa liberdade para eles. O treinador não vê 100% o jogo. Às vezes o jogador está sentindo algo diferente no campo que pode colocar, ajudar e eu vou analisar ali na hora e ver se é o melhor ou não. Analisei e vi que era a melhor opção. No momento, não tinha pensado nisso porque tinha que sacrificar dois jogadores que não são da posição, mas tudo em prol do time. Às vezes quem está lá vê algo que o treinador não está vendo. Por isso é importante ter esse tipo de jogador, liderança para trocar ideias e ajeitar da melhor maneira. Eu monto o esquema, treino e pergunto se estão conscientes, felizes e aptos a jogar daquela forma. Não adianta montar esquema se o jogador não está feliz daquela forma. Vou muito pelo que eles gostam. Até então, todos eles gostaram apesar do pouco tempo explicou Renato.

Eles atuaram juntos em 2007 e 2008, no próprio Fluminense, e conquistaram o vice-campeonato da Conmebol Libertadores. Se reencontraram no clube 17 anos depois e demonstram sintonia.

Renato Gaúcho chamou a atenção nas oitavas de final ao adotar um esquema com três defensores, algo que nunca havia utilizado em sua atual passagem pelo clube. Isso gerou uma expectativa de alguma nova surpresa para o confronto contra os sauditas. Ele evitou responder diretamente sobre a formação da equipe, mas deixou algumas dicas do que espera do adversário, que possui grande velocidade no ataque liderado por Malcom e Marcos Leonardo.

– O esquema que montei para amanhã é da maneira que acho que podemos nos dar melhor. A gente sabe que o adversário tem muita velocidade, joga muito bem em contra-ataque. Analisei bem e dessa forma armei minha equipe. Esperamos neutralizar da melhor maneira o adversário. Dessa maneira que a gente pensa e que esperamos jogar amanhã – explicou.


Sobre o autor