FIFA anuncia árbitros para Fluminense x Ulsan HD no Mundial de Clubes

Coluna Mundial de Clubes FIFA

Na tarde desta quarta-feira, a FIFA oficializou a equipe de arbitragem responsável por conduzir o confronto entre Fluminense e Ulsan HD, da Coreia do Sul, válido pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo de Clubes.

O árbitro principal será o inglês Michael Oliver, de 40 anos. Ele contará com o auxílio de seus compatriotas Stuart Burt e James Mainwaring como assistentes.

Michael Oliver começou sua carreira como árbitro aos 14 anos. Em 2007, ingressou na Lista Nacional de Árbitros da Inglaterra. Três anos depois, em 2010, estreou na Premier League com apenas 25 anos, tornando-se o mais jovem a comandar uma partida da elite do futebol inglês. Já em 2012, passou a integrar o quadro da FIFA, habilitando-se a apitar competições internacionais. Em 2022, participou de sua primeira Copa do Mundo como árbitro.

Na Copa do Mundo de 2022, Michael Oliver esteve no centro de uma grande polêmica envolvendo a Seleção Brasileira. O árbitro inglês foi o responsável por comandar a partida das quartas de final entre Brasil e Croácia, que terminou com a eliminação da equipe sul-americana. Torcedores brasileiros se revoltaram com a não marcação de um pênalti a favor da Seleção e, após o apito final, as redes sociais do árbitro foram tomadas por mensagens ofensivas e críticas intensas.

Depois do empate sem gols contra o Borussia Dortmund, da Alemanha — em uma partida na qual o Fluminense teve domínio — o time já volta a atenção para o próximo compromisso no Mundial de Clubes da FIFA. No sábado, 21 de junho, às 19h (horário de Brasília), o Tricolor enfrenta o Ulsan HD, da Coreia do Sul, que estreou com derrota por 1 a 0 para o Mamelodi Sundowns, da África do Sul.

Sobre o autor