Thiago Silva comenta as diferenças entre o futebol europeu e o brasileiro

Destaques Fluminense Futebol

Com o Fluminense perto da estreia na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, Thiago Silva, em entrevista ao site GE, falou sobre as principais diferenças entre o futebol brasileiro e o europeu. O zagueiro retornou ao Tricolor em 2024, após 16 anos atuando nas principais ligas da Europa, por clubes como PSG e Chelsea.

De acordo com o defensor, a Premier League, última liga que disputou antes de voltar ao Brasil, tem um ritmo muito mais intenso do que o praticado no futebol brasileiro. Ele atribuiu a menor intensidade dos jogos, principalmente, ao clima tropical do país.

— A intensidade é completamente diferente. É compreensível, porque lá você joga seis a sete meses em condições perfeitas, que são 18 °C a 20 °C. Aqui no Brasil, não tem como colocar intensidade com o clima que nós temos. Você coloca intensidade no primeiro tempo, no segundo não consegue andar. É muito calor. Isso, para a gente, é muito ruim, muito pesado. Por isso não se tem grandes intensidades no futebol brasileiro —  explicou Thiago.

O capitão tricolor também destacou a qualidade inferior dos gramados no Brasil, o que, segundo ele, dificultou sua readaptação ao futebol nacional.

— Senti uma grande diferença nos gramados. É uma grama diferente da que eu estava habituado a jogar. Isso me causou muitas dores no início da reabilitação. Até lesões, quando eu estava fazendo transição. Na pré-temporada, quando não podia jogar. Com certeza, o campo foi o mais difícil  —  revelou.

O Fluminense estreia no Mundial de Clubes no dia 17 de junho, contra o Borussia Dortmund, às 13h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

FOTO: MARINA GARCIA / FLUMINENSE FC

Sobre o autor