No próximo domingo (25), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) realizará sua eleição presidencial, mas sem a presença de 20 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O Fluminense está entre os clubes que decidiram boicotar a votação em protesto contra o atual sistema eleitoral.
O único candidato na eleição é Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, que conta com o apoio de 25 federações e 10 clubes. A candidatura de Xaud inviabilizou a formação de uma chapa de oposição, o que gerou insatisfação entre os clubes que defendem maior transparência no processo.
A votação ocorre em meio a um momento conturbado na CBF, com o afastamento do então presidente Ednaldo Rodrigues. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anulou o acordo que havia garantido sua permanência no cargo, alegando suspeitas de falsificação da assinatura do ex-presidente da entidade, Coronel Nunes.
Clubes que irão votar em Samir Xaud
- Vasco
- Botafogo
- Palmeiras
- Grêmio
- Remo
- Paysandu
- Amazonas
- CRB
- Volta Redonda
- Criciúma
Clubes que apoiavam a formação de uma nova chapa
- Atlético-MG
- Bahia
- Ceará
- Bragantino
- Vitória
- Avaí
- Ferroviária
- Operário-PR
- Vila Nova
Clubes que não irão votar
- América-MG
- Athletico-PR
- Atlético-GO
- Botafogo-SP
- Chapecoense
- Corinthians
- Coritiba
- Cruzeiro
- Cuiabá
- Flamengo
- Fluminense
- Fortaleza
- Goiás
- Internacional
- Juventude
- Mirassol
- Novorizontino
- Santos
- São Paulo
- Sport.
Nota oficial dos 20 clubes
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF