Fora da Libertadores após brigar para não cair no Brasileirão do ano passado, o Fluminense finalizou a temporada com a classificação para a Copa Sul-Americana. Uma oportunidade do time conquistar um título inédito em sua história.
E o retrospecto recente é de esperança para a equipe e torcida. Isso porque, nas duas últimas temporadas o time conquistou pela primeira vez na história o título da Libertadores e Recopa. E caso conquiste esse ano, chegará a marca de três títulos internacionais em três anos.
Essa será a 11° participação do time no torneio, que já chegou na final em 2009, quando perdeu a final para a LDU-EQU com um placar de 5 a 4 no agregado, no que foi sua melhor campanha até o momento.
A última participação do Tricolor na competição foi em 2011, quando na ocasião, aplicou uma goleada histórica por 10 a 1 sobre o Oriente Petrolero, no entanto, ficou pelo caminho, encerrando em segundo lugar no Grupo H, atrás do Union Santa Fe-COL. À época, apenas o primeiro colocado avançava de fase.