CARLOS ALBERTO PARREIRA: 2) 3 TÍTULOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA (texto Frente Ampla Tricolor) – Coluna Wagner Aieta

Coluna Destaques Fluminense História

CARLOS ALBERTO PARREIRA: 3 TÍTULOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA (por Frente Ampla Tricolor)

A primeira conquista foi com a Máquina de Rivellino, Paulo Cezar e companhia, Campeão Carioca de 1975.

O 2° titulo veio com outra Máquina Tricolor, a do Casal 20, Romerito e companhia, Campeão Brasileiro de 1984.

Já à terceira taça veio num dos piores momentos da história do clube. Parreira, que 5 anos antes havia conquistado o campeonato mundial com a seleção, aceitou a missão de cruzar o abismo: Campeão da Série C.

“Parreira não esconde a relação de respeito e amor que tem com o Fluminense. Formado em Educação Física, o ex-treinador chegou às Laranjeiras em 1970 como preparador físico. Esteve na campanha da conquista da Taça de Prata e nos anos seguintes acabou sendo auxiliar de grandes nomes como Zagallo, Travaglini, Duque e Paulo Amaral. Em 1975, acabou efetivado após a saída de Paulo Emílio e já levou a equipe ao título do Estadual.

Após comandar o Kuwait na Copa do Mundo de 1982, Parreira retornou ao Flu para ser campeão brasileiro em 1984. Foram 12 jogos de invencibilidade até o título. Apesar do peso de uma taça, o momento mais marcante dessa relação é a Série C de 1999. Tetracampeão com a Seleção Brasileira cinco anos antes, o treinador aceitou o desafio de tirar o time do coração da pior crise da história.

  • Lembro de 1999 com muito carinho, foi maravilhoso. Doutor Horta (Francisco Horta, ex-presidente do Fluminense) chegou na minha casa e disse que só eu poderia salvar o Fluminense. Eu estava quase com contrato assinado com a África do Sul. Me motivou de uma maneira que nós aceitamos. Levei uma comissão técnica de Seleção Brasileira. O melhor de tudo é que resgatamos o Fluminense, fomos campeões. Talvez tenha sido uma das boas passagens da minha história – relembrou”.

100% dos entrevistados citaram a Carlos Alberto Parreira como um dos treinadores mais influentes da história do Fluminense.

FRENTE AMPLA TRICOLOR

Sobre o autor