MURICY: 3) A BOLA NÃO PUNIU, CAMPEÃO BRASILEIRO 26 ANOS DEPOIS (texto Frente Ampla Tricolor) – Coluna Wagner Aieta

Coluna Destaques Fluminense História

MURICY: A BOLA NÃO PUNIU, CAMPEÃO BRASILEIRO 26 ANOS DEPOIS (por Frente Ampla Tricolor)

A vinda do treinador Muricy Ramalho (trazido pelo grande tricolor Celso Barros, presidente da Unimed) foi decisiva para que em 2010, o Fluminense voltasse a conquistar o Campeonato Brasileiro depois de 26 anos na fila de espera.

100% dos entrevistados pela Frente Ampla Tricolor citaram a Muricy como um dos maiores treinadores da história do Fluminense.

“”O mais difícil da carreira”, assim Muricy Ramalho sintetiza o título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo Fluminense em 2010. O ex-treinador falou ao sobre as dificuldades e o poder de superação de um elenco e uma comissão técnica que interromperam um jejum de 26 anos sem títulos do Tricolor.

“Eu creio que tenha sido o mais difícil por dois motivos. Um pela ansiedade. O FFC fazia 26 anos que não era campeão do Brasileiro, tinha uma ansiedade muito grande. Cada jogo foi de fato uma decisão. Cada vitória e momento que a gente ficava na liderança era uma pressão enorme”, afirmou.

“Havia muita dificuldade de estrutura, um local apropriado para treinar, se alimentar. Foi um ano com muitas dificuldades. A gente não tinha tudo que um time de futebol precisa em termos de estrutura. Mas por outro lado, a gente tinha um patrocinador forte, que nos ajudou bastante”.

“A gente pensou nisso quando formos buscar os reforços. Os jogadores eram bem vencedores. Isso ajudou muito. Dentro e fora do campo o ambiente era muito bom, isso ajudou muito. Um time campeão se forma pelo ambiente também. Uma equipe com grandes jogadores, mas com um ambiente ruim é difícil de trabalhar”, afirmou.

“Acho que a principal prova de carinho e respeito que eu tive com o FFC foi quando eu abri mão do meu sonho que era treinar a Seleção para ficar no clube. Creio que nenhum técnico teria feito o mesmo””.

O Tricolor terminou o campeonato com 71 pontos, graças a uma campanha grandiosa, em que permaneceu 23 rodadas na liderança. Foram 20 vitórias, 11 empates e somente sete derrotas, além de 62 gols marcados e 36 sofridos.

FRENTE AMPLA TRICOLOR

Sobre o autor