O Fluminense garantiu a classificação para os playoffs da Superliga Feminina de forma antecipada ao fim da 17ª rodada. Mesmo sem somar pontos em seu confronto contra o Dentil Praia Clube, o Tricolor foi beneficiado com a vitória do Unilife Maringá sobre o Brasília Vôlei (3 sets a 0) e não pode mais ser alcançado pelo primeiro time fora da zona de classificação.
Com 33 pontos, 17 a mais que o nono colocado Barueri, o Fluminense está garantido entre os oito times que disputarão as quartas de final faltando cinco rodadas para o fim da fase de classificação. O Tricolor ocupa a quinta posição, atrás apenas de Osasco, com 38, Sesi Bauru e Gerdau Minas, com 39, e Praia Clube, com 41.
A central Lara, capitã da equipe que vem de oito vitórias nos últimos dez jogos na competição, falou sobre o equilíbrio do torneio e a importância da classificação.

“A Superliga está super equilibrada e fizemos um bom primeiro turno e início de segundo. É importante já estarmos garantidas diante deste equilíbrio, mas seguimos trabalhando focadas em conquistar o máximo de pontos possíveis. Existe uma proximidade entre os seis primeiros colocados e cada jogo é importante para subirmos na tabela, afinal isso impacta na próxima fase”, disse a capitã.
A definição dos confrontos nos playoffs se dá através do cruzamento olímpico, no qual se enfrenta o rankeado oposto, ou seja, o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo e assim por diante.
A campanha atual, com 33 pontos e 11 vitórias em 17 jogos até então, pode superar a melhor desde o retorno do Tricolor à elite do voleibol nacional, na temporada 2022/2023, quando fechou a fase de classificação na quinta colocação, com 14 vitórias em 22 jogos e 38 pontos somados.

“Da temporada passada para cá, conseguimos manter a base do elenco, o que fortaleceu nosso entrosamento e acredito que isso é um dos pontos que vem colaborando com os resultados positivos. Estamos próximas de superar alguns números e isso é muito importante para o projeto. O Fluminense busca melhorar o projeto a cada ano, em relação a estrutura e investimento e estamos vendo resultado em quadra. Seguiremos trabalhando forte para chegarmos bem preparadas nas quartas de final, nosso objetivo é superar o que já alcançamos”, finalizou Lara.
Fotos: Mailson Santana/FFC