Retrospecto vitorioso de Fluminense com o Espírito Santo

Campeonato Carioca DESTAQUE Fluminense Futebol



O Fluminense volta a campo neste domingo (26/01) para enfrentar o Madureira no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. O duelo pelo Campeonato Carioca será uma nova oportunidade para os apaixonados tricolores capixabas assistirem de perto o clube do coração, cultivando e fortalecendo os laços entre Fluminense e um estado que já se tornou uma segunda casa para a equipe e que proporcionou partidas memoráveis, sócios e ídolos inesquecíveis.

Ao longo de sua história, o Fluminense já entrou em campo no Espírito Santo em 75 oportunidades. O retrospecto favorável mostra que o Tricolor se sente à vontade no estado. Foram 47 vitórias, 15 empates e 13 derrotas, com 164 gols marcados e 63 sofridos. O aproveitamento é de quase 70%. No ano passado, o Flu atuou duas vezes no ES: na vitória sobre o Sampaio Corrêa pela Copa do Brasil e no empate com o Atlético-MG pelo Brasileirão.



O Kléber Andrade, palco do confronto deste domingo, recebeu o Fluminense em 11 ocasiões, com cinco vitórias, três empates e três derrotas. Mas este não foi o único local a abrigar partidas do Tricolor no estado. O Time de Guerreiros já atuou nos estádios Governador Punaro Bley (Vitória), Engenheiro Araripe (Cariacica), Justiniano de Mello e Silva (Colatina), Juca Lopes (Cachoeiro do Itapemirim), Mário Monteiro Sumaré (Cachoeiro do Itapemirim) e Joaquim Viana Ramalhete (Anchieta).

A relação apaixonada da torcida capixaba com o Fluminense se comprova na grande adesão ao programa Sócio Futebol. O Espírito Santo é o segundo estado fora do Rio de Janeiro com mais associados, atrás apenas de São Paulo – e por um margem pequena.

O estado também “forneceu” ao Fluminense grandes jogadores, alguns que se tornaram ídolos históricos da instituição. É o caso, por exemplo, do Super Ézio, artilheiro tricolor na década de 1990 com 118 gols em 234 jogos. Também nasceram no Espírito Santo nomes como Richarlison, Cícero, Fabiano Eller e Somália.



Para celebrar esta paixão do povo capixaba pelo Fluminense, o clube promoveu neste sábado (25/01) mais uma edição do Tricolor em Toda Terra, o já tradicional evento que reúne a torcida por onde quer que o clube vá. O encontro contou com mais de 300 pessoas e as presenças do ex-zagueiro e ídolo Gum, do presidente Mário Bittencourt e da taça da Conmebol Libertadores. A noite em Vitória foi de muita festa e música para os presentes.



O Fluminense enfrenta o Madureira neste domingo, a partir das 16h, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES), em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Carioca 2025.




Fotos: Marcelo Gonçalves, Lucas Merçon e Arquivo/FFC

Sobre o autor