
Um dos destaques da Máquina Tricolor, Pintinho visitou o CT Carlos Castilho e a sede de Laranjeiras, nesta quinta-feira (16/01). O ex-volante, formado nas categorias de base do Fluminense, recebeu uma camisa das mãos de Thiago Silva e revisitou o campo onde começou a dar os primeiros passos como jogador.
Tetracampeão estadual pelo Tricolor, Pintinho foi recebido no CTCC pelo diretor de futebol Paulo Angioni, pelo técnico Mano Menezes e ganhou uma camisa com seu nome das mãos de Thiago Silva. Além de visitar as instalações do futebol profissional, o ídolo teve acesso à sua ficha técnica, com arquivos de sua época como jogador, como contratos e fotos.
“Foi uma surpresa. De repente, olhei para o lado e estava o Thiago (Silva), fiquei contente. Volta um pouco o que aconteceu comigo há muitos anos. Ter jogado na Europa como ele e voltar aos seus princípios. Nós que somos tricolores sabemos o que é isso. Somos queridos porque demos muito ao Fluminense. Essa retribuição é maravilhosa, as pessoas nos receberam da forma que sou recebido aqui. Eu sou orgulhoso de ter sido jogador do Fluminense e agradecido, porque sempre me tratam muito bem aqui. O bonito é que, a cada vez que eu venho, eu vejo o centro de treinamento mais atualizado. Estava vendo minha passagem, do começo, no dente de leite do Fluminense até meu último ano, em 1984. É uma alegria, fora os títulos que felizmente ganhei aqui. É uma satisfação ter a minha vida arquivada. Qualquer coisa que eu precise tem aqui, o Fluminense me ajudou muito nesse sentido”, disse Pintinho.
Em Laranjeiras, o ex-volante visitou o Museu Fluminense FC e o Estádio Manoel Schwartz. No campo onde começou nas categorias de base do clube, Pintinho relembrou sua trajetória com a camisa tricolor.
“O Fluminense foi tudo para mim, me deu a oportunidade de sair do Morro do Borel. É muito bonito você ser criado, como eu fui, dentro de Laranjeiras praticamente. Eu entrei com 11 anos no Fluminense, então eu tenho o sentimento de que o clube sempre nos deu tudo. Nós demos o nosso futebol, mas o Fluminense me deu condição de melhorar minha qualidade de vida. Ainda tive a alegria de desfrutar de tantos títulos com o Fluminense. Eu sou muito agradecido ao clube por tudo que me deu, e serei sempre. Eu sei que aqui vai ser sempre minha casa. Toda minha família sabe o quanto eu quero bem ao Fluminense. Isso é interessante e até emocionante. Sempre que eu venho aqui é uma satisfação, fazer uma visita, é um prazer estar aqui desfrutando do meu Tricolor. Isso estará dentro do meu coração eternamente”, declarou.
Carlos Alberto Pintinho disputou 382 jogos pelo Fluminense e marcou 23 gols, divididos em duas passagens: entre 1973 e 1979 e de 1984 a 1985. Além de ser um dos destaques da Máquina Tricolor e ter chegado à Seleção Brasileira, o ex-volante conquistou os Campeonatos Cariocas de 1973, 1975, 1976 e 1984.
Fotos: Mailson Santana