Mário Bittencourt: Pseudologia Fantástica ou Síndrome de Alice no País das Maravilhas – 2/3 (texto Frente Ampla Tricolor) – Coluna Wagner Aieta

Coluna Destaques Fluminense Política

Mário Bittencourt: Pseudologia Fantástica ou Síndrome de Alice no País das Maravilhas – 2/3 (por Frente Ampla Tricolor)

Como comentado no texto de ontem “Mário Bittencourt: Pseudologia Fantástica ou Síndrome de Alice no País das Maravilhas – 1/3 (por Frente Ampla Tricolor)”, o Presidente Mario Bittencourt, na véspera do Natal, enviou uma “CARTA AOS SÓCIOS”, que não passa de um frívolo amontoado de palavras que constroem uma narrativa fantasiosa, fingida e, fundamentalmente, mentirosa.

Os 10 parágrafos dessa pobre missiva foram analisados pela Frente Ampla Tricolor. E como sempre, cada invencionice será desconstruída, cada inautenticidade será desmascarada e cada falsidade será colocada contra a parede.

E o que dizia o 7º parágrafo:

“Graças a seu apoio conseguimos também manter os níveis de engajamento de nosso programa de sócio futebol, evitando os cancelamentos de inscrições que todos os anos afetavam nosso fluxo financeiro do programa. Sabemos que, no final, o que contou foi sua vontade de ajudar o Fluminense. Seu entendimento da importância de sua participação.”.

Não, Presidente Mário Bittencourt!

Passaram-lhe as informações equivocadas, de forma maldosa, para ludibriar quem não está informado.

Veja bem, é um material publicado pelo site Saudações Tricolores.com (aquele que um dos sócios, o Pedro Rangel, trabalha no Departamento de Comunicação do Fluminense, debaixo da direção do Ronaldo França) no dia 21 de novembro de 2023. O mesmo (para conferir, basta clicar em https://onefootball.com/en/news/fluminense-alcanca-numeros-expressivos-com-socio-torcedor-em-2023-38597375) em sua manchete dizia que o “Fluminense alcança números expressivos com sócio – torcedor em 2023” e cuja imagem revelava que “Somos mais de 68 mil sócios”.

Repetimos a data, Sr. Presidente: 21 de novembro de 2023.

E também provamos que a sua fonte de informação é irreal.

A Frente Ampla Tricolor, neste exato momento (29 de dezembro de 2024, às 15h45) consultou o site administrado pelo Fluminense (para conferir, basta clicar em https://sociofutebol.com.br/).

A verdade está estampada: São 48.612 sócios… “somente 20 mil a menos”, uma diferença de apenas 28,5%. Não deixa de ser uma imagem clara de um Departamento de Marketing, mentalmente falido e incapaz de cuidar do básico.

Redizemos as suas palavras, Sr. Presidente: “Graças a seu apoio conseguimos também manter os níveis de engajamento de nosso programa de sócio futebol, evitando os cancelamentos de inscrições que todos os anos afetavam nosso fluxo financeiro do programa”.

  1. Como o Sr. Presidente diz que manteve os níveis de engajamento se em 13 meses perdeu 20 mil sócios?;
  2. Como o Sr. Presidente diz que manteve o fluxo financeiro se em 13 meses o clube perdeu 20 mil sócios?;
  3. E o Orçamento/2024, Sr. Presidente como ele foi projetado no quesito “arrecadação do Sócio Futebol”?.

E quando somos obrigados a ler “Sabemos que, no final, o que contou foi sua vontade de ajudar o Fluminense. Seu entendimento da importância de sua participação.”, também de sua autoria, somos obrigados a falar de que estamos diante de um MESTRE EM NÃO CUMPRIR PROMESSAS.

E para isso, a Frente Ampla Tricolor, vai contar com fatos reais e com o Estatuto na mão, a sua palavra não cumprida:

Em 2016 a Chapa “O Fluminense me domina”, com Mário Bitencourt e Ricardo Tenório (como candidatos a Presidente e a Vice – Presidente Geral do Fluminense), tinha como uma das suas principais bandeiras e promessas de campanha a implementação do VOTO ON-LINE. Perderam a eleição.

Em 2019, com a estapafúrdia antecipação da eleição (da 2ª quinzena de novembro do mesmo ano para o início de junho), a Chapa “Tantas Vezes Campeão” com Mário Bittencourt e Celso Barros (como candidatos a Presidente e a Vice – Presidente Geral do Fluminense), tinha como uma das suas principais bandeiras e promessas de campanha, a implementação do VOTO ON-LINE. Ganhara a eleição.

Finalmente chegamos à eleição de 2022, onde a sua reeleição era “pule de 10”, principalmente pela ausência de inteligência das lideranças da oposição. E para a surpresa de ZERO PESSOAS, o VOTO ONLINE (sua bandeira e promessa de campanha, tanto em 2016 e 2019) não foi permitido.

A narrativa oficial (também vale sites fantasmas, robôs, bots e Influencers embusteiros) é que é necessária uma MUDANÇA ESTATUTÁRIA.

Isso não é verdade! Outra grande mentira!

Mas, vamos supor que assim fosse: o Sr. Presidente teve de 2019 aos dias de hoje, para cumprir a, hoje falsa, promessa.

Não fez porque não quis, amarrado por compromissos políticos. A Frente Ampla Tricolor sabe o que pensam os que dirigem os Esportes Olímpicos, a Mesa do Whisky e a Sauna, a respeito da categoria de Sócio – Futebol. Nunca foram favoráveis. Portanto, para eles o VOTO ONLINE, nem pensar.

Entretanto Sr. Presidente, bastava que algum dos seus pares lhe informassem sobre o que consta por duas vezes no Estatuto do Fluminense:

1) “CAPÍTULO XVII – DAS DISPOSIÇÕES QUE, POR FORÇA DA LEI, DEVEM CONSTAR OBRIGATORIAMENTE DESTE ESTATUTO (arts. 18-A, 22 e 56-B da Lei nº 9.615/98): Art. 164 – O eleitor deve expressar seu voto assinalando os nomes dos candidatos de sua preferência, na cédula ou em sistema informatizado que venha a ser implementado no Clube, na forma disciplinada no Regulamento Geral e nos Regimentos competentes, aprovados pelo Conselho Deliberativo.”

2) “ATO NORMATIVO DELIBERATIVO Nº 01, DE 24 DE AGOSTO DE 2015, Art. 5º – O eleitor deve expressar seu voto assinalando os nomes dos candidatos de sua preferência na CÉDULA OU EM SISTEMA INFORMATIZADO QUE VENHA A SER IMPLANTADO NO CLUBE, na forma disciplinada no Regulamento Geral e nos Regimentos competentes e aprovados pelo Conselho Deliberativo.”.

Portanto Sr. Presidente, a sua “CARTA AOS SÓCIOS” não passa de mais uma brejeira e ordinária alucinação, dessas que tem como horizonte o desvio de foco, a manipulação da informação e a projeção ampliada da sua cega vaidade.

Por ser o compromisso da Frente Ampla Tricolor, nos preocupa (e muito) o desiquilíbrio psíquico dos rumos exercidos pela atual gestão.

Finalizamos, utilizando as mesmas palavras do texto 1/3:

“É preciso muita atenção. Reflitam!

O Fluminense não pode ficar à mercê nem da Pseudologia Fantástica, menos ainda da Síndrome de Alice no País das Maravilhas!”

FRENTE AMPLA TRICOLOR

Sobre o autor