Isso Não é Basquete!

Campeonato Brasileiro Coluna DESTAQUE Fluminense Futebol

Nos 13 primeiros jogos o Fluminense conquistou 6 pontos, ou seja, de 39 pontos disputados conseguiu 1 vitoria e três empates, fazendo 15% de aproveitamento e Mano Menezes chegou na rodada 14, conquistando seu primeiro ponto contra o Inter , foram 25 rodadas com 11 vitórias a frente do Tricolor, somando 40 pontos, aproveitamento de 53%, resgatou o paciente do CTI, que estava quase desenganado e deu a ele nova vida. Trouxe mudanças, teve carta branca para comandar a equipe, se não apresentou o futebol para encantar o torcedor, que estava bem acostumado com o futebol que encantou o mundo em 2023, ele veio com o pensamento de pontuar, não de jogar pra torcida como alguns insinuaram, mas sim de objetivar o foco de tirar o Fluminense dos aparelhos e assim o fez, verdade, isso é futebol, não é basquete, e no futebol a bola pune.
Erros e convicções não conseguem sobreviver a um campeonato de pontos corridos tão equilibrado como o Brasileirão, não existe tempo, o tempo é cruel.
Mano errou, principalmente nas Copas, mas se tivesse acertado, será que o erro maior seria no Brasileiro? Será que hoje estaríamos debatendo perplexos como o atual campeão da Copa do Brasil ou da Libertadores 24 fora rebaixado? Quem sabe!? O futebol é dinâmico, mutável, não pode se prender a um sistema único, não pode ser soberbo, a arrogância da centralização gera um custo alto.
Apesar dos erros, Mano acertou mais que errou, a critica que vinha de todos os lados apos a boa sequência de vitorias do Fluminense, tirando-o da zona da degola, o time se alicerçava na forma defensiva de jogar, pois é, Mano é retranqueiro. Ora o time não vencia e tomava muitos gols, precisava primeiro evitar derrotas pra depois pensar, achar um jeito de jogar para tentar vencer e com isso, acabamos com a 4ª melhor defesa do campeonato, sabe qual a primeira? A do Campeão! Mas se observarmos foram 22 gols sofridos nas 14 primeiras rodadas, a equipe comandada por Mano Menezes sofreu 17 gols em 25 rodadas. Realmente o Mano conseguiu estruturar o setor defensivo, mas e o ataque? Quem não faz gol, não vence! O Flu fez 23 gols em 25 rodadas, a equipe do Mano em diversos momentos, quando tinha a posse de bola jogava num 4-2-4 e até num 4-1-5, mas isso não foi exaltado, muito por conta dos gols não acontecerem em enxurradas, em volume que satisfisesse o anseio de todos.
German Cano ficou nuito tempo contundido, Kauã teve um bom momento, mas esta longe de ser o frande matador, pelo menos esse ano, JK preferiu não jogar e qual atante de area o Fluminense possuia para contribuir dentro de campo? Mano foi pragmático, ele tinha um objetivo, ele tinha um pacto, e certamente neste pacto não estava incluso jogar pra galera. O compromisso era Salvar o Fluminense.
Fluminense salvo pelo pacto, pacto do Mano, pacto de quem queria ajudar, pacto do Torcedor. A Torcida do Fluminense sempre comprou esse barulho, sempre acreditou, e quando ela lota o Maracanã o Fluminense não perde!
Parabéns Torcedor, parabéns Mano Menezes!
Que a lição desta temporada seja sempre lembrada, pois o futebol pune os incautos!

foto lucas mercon

Sobre o autor