Filme “Inexplicável” emociona sócios e família do tricolor em pré-estreia

DESTAQUE Famosos Fluminense Futebol Fluminense História Mais Notícias


O filme “Inexplicável”, dirigido por Fabrício Bittar, foi lançado na noite desta terça-feira (03/12) em um evento de pré-estreia no Cinesystem Botafogo. O longa conta a emocionante história de Gabriel Varandas, torcedor mirim apaixonado pelo Fluminense que enfrentou problemas graves de saúde, mas se recuperou contrariando a expectativa dos médicos. A ação contou com a presença de 60 ingressos disponibilizados através de experiência do Sócio Futebol.

A obra, inspirada no livro “O Menino que Queria Jogar Futebol: Uma História de Fé e Superação”, de Phelipe Caldas, mostra a árdua recuperação do menino e a apreensão de sua família durante o tempo que passou no hospital. Além disso, o filme destaca sua paixão pelo futebol e pelo Fluminense.

“Uma das sequelas que eu tive foi a perda de memória, então só lembro de alguns flashes do que passei. Reviver tudo isso é inexplicável, emocionante demais. Contar minha história para milhões de pessoas que vão ver o filme vai ser muito gratificante, porque passa a mensagem de que tudo é possível. Que sirva de inspiração para muitas pessoas, que elas passem a acreditar assim como minha família e eu acreditamos. Está sendo muito especial para mim, ainda mais podendo retratar o meu clube do coração, que é o Fluminense. Para mim, o clube é a alegria nos momentos de tristeza. Toda vez que estou triste ou passando por dificuldades, eu abro o Instagram do Fluminense, vejo notícias e os jogos para me dar alegria. Eu sempre fui Fluminense, a paixão veio do meu pai. Eu sou muito feliz torcendo para esse time”, declarou Gabriel Varandas.



O pai de Gabriel, Marcus Varandas, interpretado pelo ator Eriberto Leão, destacou a importância do Fluminense na recuperação do filho.

“Eu sempre contava histórias para ele com o Fluminense como o super-herói e os rivais como vilões. No momento que ele precisou, o Fluminense foi o super-herói dele. Durante a recuperação, quando ele estava sem conseguir falar, a gente colocava VTs do Fluminense, filmes do título de 2010, no qual ele teve o prazer de estar no estádio com a gente. Ele foi reativando a memória, a gente foi vendo que ele respondia aquele estímulo e passava a incentivar ainda mais. Eu assisti ao gol do título de 2010 com ele centenas de vezes, porque toda vez era uma forma dele relembrar e reativar a memória, a fala. O amor dele pelo Fluminense foi a resposta que a gente precisava para ver se o tratamento estava funcionando. Eu não poderia torcer por um time melhor, porque recebemos muito carinho da torcida, jogadores, diretoria. O Fluminense representa muito mais do que um clube, ele faz parte da nossa vida e da recuperação do nosso filho”, contou Marcus.

Letícia Spiller, que interpreta a mãe de Gabriel, Yanna Varandas, expôs a sensação que teve ao conhecer a história do menino para dar vida à personagem. Tricolor como a família Varandas, a atriz falou sobre essa ligação e a força do esporte na recuperação do garoto.

“No primeiro momento, o filme me gerou uma dor, um incômodo como mãe, de ter contato com esse sofrimento. Ao mesmo tempo, é um filme com uma mensagem muito importante, muito bonita para todos nós, porque fala de amor. Todos nós precisamos saber de histórias como essa. Eu não acho que existe coincidência, nada é por acaso, eles são de João Pessoa e são tricolores como eu, que estou no filme contando a história da vida deles. O esporte é maravilhoso em todos os sentidos, ele relativiza, cura, dá estímulos, entusiasmo. Tudo que gera isso é positivo, então com certeza ele deve ter tido mais estímulos por conta da gana de jogar futebol. Hoje, ele é engenheiro, é um gênio, e está aqui para contar essa história. Como diz o Eriberto (Leão), ele é um milagre”, destacou Letícia Spiller.



O Fluminense disponibilizou 60 ingressos para a pré-estreia através da experiência do Sócio Futebol. A sócia Gabriela Guarize destacou a superação de Gabriel e elogiou a ação do clube de proporcionar a experiência.

“A gente conhecia parte da história pela internet, mas vendo o filme fica claro que é inexplicável mesmo. É uma história de muita superação. Que bom que ele está aqui para contar a história e que bom que o Fluminense nos deu essa oportunidade. Já tínhamos comentado que queríamos assistir ao filme e conseguimos através dessa experiência do Sócio Futebol. Poder vir nessa pré-estreia foi muito bom”, disse a tricolor.

“Inexplicável” estreia nesta quinta-feira (05/12) em cinemas de todo o Brasil.


Fotos: Marina Garcia/FFC

Sobre o autor