
Jogando no Estádio Nivaldo Pereira, o Fluminense venceu o Vasco, nesta quarta-feira (27/11), por 2 a 1, e se sagrou campeão do Torneio Guilherme Embry Sub-16. Os Moleques de Xerém garantiram a conquista com uma série invicta de oito jogos, deixando o Tricolor como o maior vencedor da competição, com cinco títulos.
O clássico que abriu a decisão, no Estádio Marcelo Vieira, em Xerém, havia terminado empatado em 2 a 2.
A equipe comandada pelo técnico Lindolfo Melo chegou ao seu terceiro troféu no ano, o 16º das divisões de base do clube em 2024. Anteriormente, a categoria havia vencido a Copa Olaria e a Amazon Cup de forma invicta.

O JOGO
Depois de um primeiro tempo equilibrado, em que descolou bons cruzamentos na área, mas sem exigir do goleiro, o Fluminense abriu vantagem assim que voltou do intervalo. Aos 9 minutos, Naarã Lucas conseguiu o passe para Wesley Natã, que invadiu a área pela esquerda e rolou para o meio, onde estava o artilheiro Bernardo André para estufar a rede.
Os Moleques de Xerém ampliaram o placar, dois minutos depois, com um golaço. Naarã Lucas carregou a bola também pela esquerda e passou por dois marcadores para descolar espaço e acertar chute no ângulo do goleiro, que nem se mexeu.

Aos 23 minutos, Wesley Natã tabelou com Naarã Lucas e, novamente pela esquerda, ficou cara a cara com o arqueiro, cruzando na medida para Caio Henriques, de primeira, mandar por cima. No instante seguinte, o Flu perdeu Miguel Henrique, expulso.
Wesley Natã quase deixou o seu em duas oportunidades na reta final do clássico. O atacante perdeu pênalti sofrido por ele mesmo e, pouco depois, teve chance com a meta descoberta, mas parou no zagueiro ao finalizar da entrada da área. O rival descontou já nos acréscimos e Kauã Gabriel respondeu com uma finalização que levou perigo. Manteve-se o placar.

A CAMPANHA
Líder do Grupo A com 18 pontos, o Fluminense avançou à semifinal somando seis vitórias e apenas duas derrotas. Foram 42 gols marcados e nove sofridos.
A molecada garantiu vaga na final ao eliminar o Botafogo com o placar agregado de 4 a 3 – 2 a 2, no Nilton Santos, e 2 a 1, no Estádio Marcelo Vieira, em Xerém.
Na decisão, depois de empatar com o Vasco, em casa, por 2 a 2, o Tricolor buscou o título com vitória por 2 a 1 no Estádio Nivaldo Pereira. O centroavante Bernardo André foi o artilheiro da competição, com 13 gols.
Fotos: Mailson Santana/FFC