Fluminense empata com Criciúma pela 35ª rodada, e segue ameaçado contra o rebaixamento. O resultado deixa a equipe com apenas um ponto de vantagem em relação ao Criciúma, o primeiro time no Z-4.
Em coletiva de imprensa após o jogo, no Maracanã, Mano Menezes lamentou o empate no confronto direto na competição, mas fez questão de valorizar o volume ofensivo da equipe. O treinador ainda reforçou o trabalho para encontrar soluções e retomar o caminho das vitórias , para os próximos confrontos do campeonato.
– Tivemos quatro oportunidades, que isso ainda foi pouco para o volume que a gente teve. E o futebol é tão duro que quase levamos o gol. Encerramos a rodada ainda fora dos últimos quatro, vamos pensar em pontuar no próximo jogo. Vamos trabalhar para vencer porque os adversários estão tendo dificuldade contra todo mundo. Juventude teve dificuldade contra o Cuiabá, fez o gol na última bola. Os times estão organizados e cedendo pouco nesse momento da competição. Temos que fazer escolhas finais melhores para voltar a vencer. Estamos há cinco rodadas sem vencer e isso custa muito caro nessa hora.
– Eu acho que o mais importante do futebol é você conhecer a si próprio, conhecendo, você terá condições de enfrentar as dificuldades que todos têm. É uma delas, não dá para separar, somos seres humanos, você olha para a tabela, você vai daqui a pouco criando algumas oportunidades, o gol não vem, essas coisas são naturais, elas vão estar aí. Nós temos que conviver com esse medo, com essa tensão, com tudo, e entregar um jogo que seja capaz de nos tirar dessa situação.
A pressão no momento delicado
– O mais importante nessa hora é estar ao lado dos jogadores. O treinador assumir essa responsabilidade que é sua de comandar o momento difícil que a gente está passando. E o momento difícil requer poucos ajustes porque realmente não tem tempo para você fazer mais. E muita conversa. Conversa no sentido de mostrar coisas importantes. Então não conversa só para encher a história, contar a história. Mas é importante os jogadores sentirem a gente buscar a referência deles mesmos em outros momentos. Para saber que temos capacidade de fazer o que ainda está ao nosso alcance. É importante dizer. A rodada se encerra com o Fluminense estando ao seu alcance daquilo que precisa fazer.
foto marcelo Gonçalves