STJD suspende árbitro que apitou o jogo entre Fluminense e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro Destaques Fluminense Futebol

Em julgamento realizado nesta quinta-feira (3), o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) suspendeu o árbitro Paulo Cesar Zanovelli por 15 dias pelo erro cometido durante jogo entre Fluminense e São Paulo, no dia 1º de setembro, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O São Paulo quer a anulação da partida.

Paulo Cesar Zanovelli errou ao validar o primeiro gol do Fluminense no Maracanã. Na origem do lance que terminou com Kauã Elias abrindo o placar, Thiago Santos colocou a mão na bola porque achou que o árbitro havia assinalado falta.

Zanovelli foi chamado pelo VAR e confirmou que não havia marcado falta na origem do lance, mas ignorou a mão de Thiago Santos e validou o gol do Fluminense.

Inicialmente, o árbitro foi denunciado no artigo 259 do CBJD (Código Brasileira de Justiça Desportiva), que diz “deixar de observar regras da modalidade”. Em seu depoimento, porém, Zanovelli disse que houve um erro de comunicação com o VAR.

“Eu deveria ter dito: “Eu autorizei”. Teve falha de comunicação. Às vezes a gente está correndo, tem a adrenalina, a palavra pode faltar. Mas eu não poderia deixar de correr com o que é justo. O senso de Justiça eu não poderia negar”, contou o árbitro.

O STJD, então, desclassificou Paulo Cesar Zanovelli para o artigo 261-A do CBJD, que diz “deixar o árbitro, auxiliar ou membro da equipe de arbitragem de cumprir as obrigações relativas a sua função”.

foto Paulo Manga/ gazeta press

Sobre o autor