As categorias de base do Fluminense entraram em pauta na reunião desta terça-feira (30/09) do Conselho Deliberativo do clube. Em sessão realizada no Salão Nobre da sede histórica de Laranjeiras, o diretor executivo do departamento, Antônio Garcia, apresentou aos conselheiros o trabalho desenvolvido em prol dos Moleques de Xerém.
O encontro desta noite contou ainda com a presença do vice-presidente de futebol de base tricolor, Rui Reisinger, além de funcionários e coordenadores dos principais setores envolvidos no dia a dia do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém.
“É de suma importância poder apresentar aos conselheiros do clube o trabalho realizado diariamente em Xerém. Considero uma oportunidade de elucidar nosso engajamento com o processo formativo de revelar atletas de qualidade para o futebol profissional, além de atualizá-los sobre a evolução da estrutura física do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras e, é claro, o desenvolvimento dos Moleques de Xerém. Agradecemos imensamente o convite do Conselho Deliberativo, do presidente Mário Bittencourt e do vice-presidente Rui Reisinger”, declarou Antônio Garcia.
A explanação passeou por diversos assuntos, a começar pela filosofia do clube, cujo objetivo é lapidar talentos, de forma integrada ao futebol profissional, para atender o Time de Guerreiros. Garcia lembrou que o Fluminense trabalha com o atleta no centro do processo, ao passo que se consolida como um grande vencedor nas divisões de base.
Vale ressaltar que, nos últimos cinco anos, o Flu conquistou 84 troféus junto aos Moleques de Xerém, dentre os quais se destacam os títulos brasileiro e da Copa do Brasil Sub-17, em 2020 e 2024, respectivamente. Neste período, o Tricolor ainda retomou a disputa de competições no exterior.
A palestra, por fim, detalhou avanços promovidos pela pasta, como a ampliação dos departamentos e melhorias da estrutura, além de dar aos presentes a possibilidade de perguntas e conhecer projetos para o futuro da categoria de base tricolor.
Fotos: Mailson Santana/FFC