O Fluminense teve uma atuação que serve de lição para a sequência da temporada. Jogando fora de casa, o Flu foi massacrado pelo Fortaleza e perdeu por 4 a 2. Alan e John Kennedy fizeram os gols do tricolor.
Fernando Diniz fez uma escolha, pode questionar se era a correta ou não, mas a verdade é que foi um desastre. O time mandante quase abriu o placar quase no primeiro minuto. Sem Ganso e Arias, Diniz acreditou que Pirani conseguiria ser o armador do time. O jovem não viu a cor da bola. Apoiado pela torcida, o Fortaleza marcava muito e dominava as ações. O Flu tomou dois gols na primeira etapa, um aos 29 e outro aos 35. Fábio evitava um vexame histórico. A avenida Guga sofria. No final do primeiro tempo, Alan diminuiu após jogada ensaiada em cobrança de escanteio.
Diniz mexeu na equipe no intervalo. Alan e Pirani saíram para as entradas de Ganso e Arias. O Flu passou a jogar. O problema era a dificuldade em defender. Armado para contra-atacar, o Fortaleza fez o terceiro aos 15 da segunda etapa. John Kennedy fez um golaço aos 24, mas de nada adiantou. O Flu tomou o quarto gol, algo que ainda não havia acontecido na volta de Fernando Diniz.
O Fluminense agora vira a chave para a Libertadores. Na próxima terça-feira a equipe recebe o River Plate, às 21h, no Maracanã. Com 6 pontos na competição internacional, o Flu tem a chance de ficar próximo da classificação em caso de vitória.