Em 2019, o Fluminense teve novamente a disponibilidade de mandar os seus jogos no Maracanã. Porém, o clube sofreu financeiramente com os custos do estádio. Confira os gastos que o Flu teve em todos os jogos na temporada jogando como mandante.

Com esses dados, podemos tirar algumas boas conclusões da temporada tricolor:
- Fora o jogo contra o Antofagasta, em todos os outros jogos da Sulamericana, o Fluminense conseguiu obter lucro. Ressaltando que o jogo contra o Corinthians foi o maior público do Flu no novo Maracanã.
- Por esse motivo, a Sulamericana é tão importante para o Fluminense hoje em dia. O torcedor abraça a competição continental.
- O jogo contra o CSA, que o Flu perdeu por 0x1 tendo mais de 30 finalizações, foi o divisor de águas para a torcida. Esse jogo causou a demissão de Fernando Diniz e a torcida nunca mais compareceu como antes.
- Apesar dos preços promocionais de ingressos, o Flu não conseguiu mais obter lucro com o Maracanã até o fim do Brasileirão, mesmo com a “casa-cheia” nos jogos de reta final.
- Após a chegada de Oswaldo de Oliveira e Marcão, o futebol do Fluminense caiu muito. O que causou um afastamento da torcida, acostumada com o futebol no estilo Fernando Diniz.
O Flu precisa urgentemente achar uma solução duradoura que acabe com esses prejuízos que o clube tem com o Maracanã. Seja fechamento de setores, melhoras no plano de sócio torcedor, entre outras maneiras. Há de esperar uma nova coletiva do presidente Mário Bittencourt para perguntar sobre.
Saudações Tricolores,
João Eduardo Gurgel