A volta as Laranjeiras entra em pauta e ganha apoio no Fluminense

Coluna

O Estádio das Laranjeiras que  transborda glórias  sendo  a história viva do futebol Brasileiro, poderá voltar a receber jogos do Fluminense .

Um projeto de reforma das Laranjeiras foi elaborado  por um grupo de Tricolores de diferentes correntes políticas que sempre almejaram revitalizar o Estádio das Laranjeiras. A princípio eram vários grupos com propostas diferentes  sobre Laranjeiras e estádios. Criou-se então um grupo  em uma rede social com a intenção de  debater o assunto  e  depois vieram reuniões  presenciais das quais estive presente em várias e ali ficou definido que uniríamos forças,que  seríamos  um grupo só e que dele sairia um novo projeto aproveitando a experiência de todos e o melhor de cada projeto, mas com uma certeza de que o  alvo seria a simplicidade para obter a  funcionalidade de Laranjeiras. Uma maquete simples foi criada  para  pontuar o que seria  necessário fazer .O foco sem dúvida alguma é no restauro das áreas históricas como a casa sede e a  arquibancada social .O projeto visa também a modernização  de  toda a área das arquibancadas populares. Obviamente há a necessidade de aprovação  do projeto junto aos órgãos públicos e para isso precisaríamos ter uma posição oficial do clube. O projeto então foi  apresentado  a direção em algumas reuniões e agradou ao  Presidente Pedro  Abad  e ao  conselho Diretor pois a possibilidade de  captação com recursos da Lei Rouanet, que permitiriam  ao Fluminense levantar os recursos  para a reforma sem precisar desembolsar recursos próprios foi um dos grandes motivadores . O Presidente Abad  deu uma carta para alguns membros que representam todos os grupos a  fim de iniciarem o detalhamento do projeto e para que negociassem com os órgãos Federais as aprovações necessárias .

É importante salientar que muitos avanços já foram conquistados  mas que  muito ainda há de  ser feito e que  por mais que se queira contar detalhadamente tudo o que se passa no projeto,chega o momento de manter o sigilo para que tudo flua sem contratempos !

Claro que algumas informações já podem ser passadas ao Torcedor para que ele possa entrar nessa corrente  de otimismo  que todos nos encontramos  em relação  a revitalização de Laranjeiras.
Recentemente no site globoesporte.com,uma matéria apresentava alguns tópicos do projeto  e a foto da maquete piloto . Seriam eles :

1-O estádio seria reformado, mas a fachada mantida.
O objetivo principal é fazer somente as mudanças necessárias paras as adequações do estatuto do torcedor e as exigências dos bombeiros. Preservar o máximo possível a estrutura original de Laranjeiras para não impactar negativamente aos órgãos públicos responsáveis pela aprovação do projeto.

2-Seria construída nova arquibancada no lugar do antigo estacionamento dos jogadores (Rua Pinheiro Machado).
A área que hoje recebe carros de diretores e que antigamente também servia aos jogadores,dará lugar há uma pequena arquibancada que pode vir a ser utilizada pela torcida visitante.

3-Por estarem em mau estado de conservação, as atuais arquibancadas teriam de ser refeitas.
Não há possibilidade de reforma das atuais arquibancadas populares e sua demolição se faz necessária.

4-A ideia é abandonar o modelo de dois lances, tendo apenas um
Em vez dos dois lances de arquibancada , seria apenas um,exatamente como era  entre 1919 e 1922.

5- A capacidade de público está indefinida.
Estima-se que a capacidade seja  em torno  de 15 a 18 mil lugares.

6-Parte do estádio teria cadeiras.
Cadeiras retráteis  como as do  Maracanã para proporcionar maior conforto aos torcedores.

7-Para atender ao Estatuto do Torcedor, novos acessos ao público seriam  feitos.
Quatro  novos acessos seriam construídos para facilitar a entrada e a saída dos torcedores.

8-Há previsão de espaço para viabilizar a transmissão de TV.
Quatro pontos de transmissão,cabines de rádio e TV seriam disponibilizados.

9-Os vestiários teriam de ser remodelados.
Reformas,ampliações  e instalação de equipamentos para o maior conforto de atletas e árbitros .

10-O custo ainda não foi estimado, mas os recursos viriam de patrocinadores e por leis de incentivo.
Várias formas de financiamento do estádio sem a necessidade de utilização dos recursos do Fluminense foram estudadas e já algumas já se encontram na fase de captação. Quanto ao custo só será divulgado quando da liberação do orçamento do projeto final.

Existem outros tópicos que oportunamente serão divulgados  após sua liberação.

Outro importante ponto a se salientar é que o Fluminense não abrirá mão de jogar no Maracanã  e que  Laranjeiras será usada para receber jogos de pequeno  e médio porte bem como jogos de futebol feminino que será obrigatório à partir de 2019 e do Football Americano que teve um crescimento fantástico de adeptos  no Brasil.


Perguntas sobre o projeto são respondidas na página do Facebook do Novo Estádio das Laranjeiras e obviamente também aqui no CanalFluNews .
https://www.facebook.com/NovoEstadioDasLaranjeiras/

O trabalho segue firme e forte para que Laranjeiras volte a ser a nossa casa.

Saudações Sempre Tricolores

Alvaro Souza Che

 

Sobre o autor